Formação

logo-enb1

Numa sociedade em constante mudança, cada vez mais informada e, por isso, também cada vez mais exigente, em que os Bombeiros, participam activamente e tem vindo a assumir um crescente papel de destaque no socorro à população, essa mesma sociedade exige-lhes que sejam verdadeiros profissionais no desempenho das missões que lhe são confiadas.

Assim, a formação tem sido, a par da aquisição de equipamento de protecção individual, a grande aposta do Comando desta Corporação. Anualmente elaboramos os diversos planos de instrução, contínua e de acesso à carreira de bombeiro, de forma a dotar todos os elementos deste corpo de bombeiros de formação e treino de forma a aumentar a capacidade de resposta a todas as solicitações.

Nos Bombeiros Voluntários de Guimarães possuímos também temos um leque de formadores certificados pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB) nas áreas de Técnicas de Socorrismo (T.S.), Técnicas de Desencarceramento (T.S.D.) e Salvamento em Grande Ângulo (S.G.A.), Telecomunicações e Condução Fora de Estrada, que para além dos cursos que ministram noutras Corporações, formam os bombeiros deste Corpo Activo nas respectivas áreas de formação.

Neste sentido adoptamos o lema da Escola Nacional de Bombeiros, “Saber para Servir”, pois esta é a forma mais eficaz de responder às solicitações de socorro cada vez mais exigentes.