Técnicas de Socorrismo

form_tat1Nos tempos que correm, cada vez mais a sociedade exige o direito de ser servida com a melhor qualidade e, a assistência pré-hospitalar não foge à regra.
Longe, felizmente, vai o tempo em que os bombeiros chamados para acudir as populações no socorro pré-hospitalar (doença súbita, quedas e acidentes), iam muitas vezes sozinhos a conduzir a ambulância e, para lidar com as situações, era chegar, pegar e levar.
Com o avançar do tempo e o desenvolvimento das técnicas pré-hospitalares, estas vem sendo consideradas cada vez mais importantes para a estabilização da vítima no local e mesmo durante o transporte.
Estudos provam que as taxas de sobrevivência das vítimas de doença súbita e acidente são cada vez maiores graças á devida assistência pré-hospitalar.
Assim sendo, reveste-se de vital importância a quantidade e qualidade da formação ministrada aos bombeiros que tripulam as ambulâncias.
O corpo de bombeiros voluntários de Guimarães, acompanhando esta evolução, proporciona a formação de base nesta área, a todos os seus elementos. Esta formação consiste no curso de “Tripulantes de Ambulância Transporte” (TAT) que tem a duração de 35 horas, ou o recentemente introduzido pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Técnicas de Socorrismo com a duração de 50 horas.
Estes cursos servem também como “rampa de lançamento” para o pré-hospitalar pois são um dos pré-requisitos poder frequentar a formação mais avançada, Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS). Na Nossa Corporação contamos já com 5 elementos habilitados com esta formação.
No entanto, por vezes quando chegamos ao local do sinistro, ainda ouvimos alguns comentários do tipo, “estão a demorar tanto tempo aqui”, “é levar já para o hospital” mas é certo que já são mais os comentários “deixem os bombeiros fazerem o seu trabalho”, “estão a trabalhar bem”.
È ao ouvir estes comentários que ganhamos alento para sermos cada vez melhores e mais empenhados na assistência pré-hospitalar às populações

Carlos Cecilio

Bombeiro 2ª Classe
Formador TAT Externo da Escola Nacional de Bombeiros

dsc00756-copydsc00770-copydsc00812-copydsc00808-copy