Acção de sensibilização de Suporte Básico de Vida

No âmbito da celebração do seu 135º Aniversário, os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão ensinar a salvar vidas no próximo dia 24 de Março, com uma Acção de Sensibilização de Suporte Básico de Vida.

A acção de sensibilização decorrerá na parte da tarde do dia 24, nas instalações dos bombeiros e terá uma carga horária de 2 horas, havendo dois períodos (14:00/16:00 e 16:00/18:00) à escolha. Esta acção destina-se a toda a população em geral até um limite máximo de 80 inscrições.

Os participantes inscritos neste workshop ministrado por formadores internos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães vão ter formação teórica e prática de SBV. Depois de uma aula teórica, os participantes vão ser divididos em grupos para aprender e praticar pelas suas próprias mãos as manobras de Suporte Básico de Vida, Obstrução da Via Aérea e Posição Lateral de Segurança.

Todos os interessados deverão proceder antecipadamente à sua inscrição, devendo para isso contactar a Secretaria do Comando, durante o horário de expediente, pessoalmente ou através do 253 515 444.

Na sequência de um acidente ou de uma doença súbita, a probabilidade de sobrevivência e recuperação das vítimas depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda e iniciar de imediato o Suporte Básico de Vida.
Com esta formação em massa, pretende-se que a população fique melhor preparada para agir numa situação de emergência médica.
O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas, que tem como objectivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até a chegada do socorro.
Esta iniciativa permite incutir na sociedade civil a percepção de que cada pessoa representa um elo no conceito de cadeia de sobrevivência. A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.