Assinado 1º Acordo Colectivo de Trabalho

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) assinaram no passado dia 5 de Novembro, pelas 21 horas, um Acordo Colectivo de Trabalho.

É um momento histórico quer na vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, quer do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais e até mesmo de todos os bombeiros profissionais das associações humanitárias. Este documento, que tem por base uma proposta elaborada pela Liga dos Bombeiros Portugueses e pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, vem ao encontro das medidas que, desde 2004, têm vindo a ser implementadas pela Direcção da AHBVG, e permite esclarecer, regulamentar e clarificar alguns pontos ao nível dos direitos e obrigações, tanto da entidade patronal como do trabalhador/bombeiro.

Ao longo de todo o processo de elaboração do documento, a Direcção da AHBVG disponibilizou o trabalho que estava a ser desenvolvido a todos os funcionários e à Liga dos Bombeiros Portugueses, com o objectivo de receber propostas para tornar este documento o mais completo. Solicitou ainda a leitura do documento numa versão quase final a um jurista para analisar as questões formais de direito e a sua concordância com a Lei Geral do Trabalho.

O presente documento entra em vigor cinco dias após publicação no Boletim do Trabalho e Emprego – Ministério do Trabalho.

A Direcção da AHBVG disponibiliza aqui o documento para todos os trabalhadores/bombeiros e associados o possam consultar.