Esta quinta-feira, primeiro dia de Outubro, começa uma nova fase no combate aos incêndios florestais, a designada Fase Delta do DECIF 2009. Esta nova fase implica uma redução de meios humanos e materiais de quase 50 por cento em relação à fase anterior.
Entre 1 de Julho e 30 de Setembro, nomeadamente durante a Fase Charlie, os Bombeiros Voluntários de Guimarães registaram na sua área de actuação 144 incêndios florestais e uma área ardida de 104 Ha, área essa ainda a ser rectificada pela Autoridade Florestal Nacional. Durante a Fase Charlie os Bombeiros Voluntários de Guimarães prestaram ainda apoio a corpos de bombeiros vizinhos em 30 incêndios.
Foram dispendidas 473 horas de trabalho e percorridos 8399 km´s no combate às chamas, tendo o dia 22 de Agosto sido o dia em que houve mais incêndios florestais, num total de 9.
O incêndio com maior área ardida (cerca de 30 Ha) foi o que ocorreu na madrugada do dia 15 de Setembro pelas 00H46 no Lugar de Mogeige, freguesia de S. Torcato. Este incêndio obrigou à mobilização 9 viaturas e 38 homens dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, tendo ainda contado com o apoio dos bombeiros de Vizela, Esposende, Taipas, Cabeceirenses, Fafe, Famalicão e Fão, que destacaram para esta ocorrência 7 viaturas e 32 bombeiros, perfazendo um total 16 viaturas e 70 bombeiros no teatro de operações. As operações de combate, rescaldo e vigilância ao incêndio duraram até às 23H20.
Foto-Reportagem de alguns incêndios ocorridos durante a Fase Charlie