Tempo Frio

Reduções significativas da temperatura, por vezes repentinas, podem afectar a saúde de qualquer pessoa, quer esta se encontre dentro ou fora de casa. Os grupos de maior risco são as crianças, idosos, doentes crónicos (do foro respiratório ou cardíaco) e os sem abrigo.

Durante a época de frio os Bombeiros Voluntários de Guimarães aconselham:

Perigos em casa

– Intoxicação por monóxido de carbono – tenha especial cuidado com aquecimentos a lenha (lareiras, braseiras e salamandras). Para evitar a acumulação deste gás venenoso, que pode ser mortal, abra uma janela para renovação do ar.

– Incêndios – podem ter origem na má utilização de aquecedores eléctricos ou sobrecarga da rede eléctrica devido ao funcionamento simultâneo de vários aparelhos.

– Queimaduras – previna-as e redobre a atenção com as crianças e idosos.

Quando sair

– Evite manter-se ao frio durante muito tempo e lembre-se que as diferenças de temperatura entre a rua e os interiores muito aquecidos desidratam a pele, o que pode causar lesões dolorosas nos lábios, rosto e mãos.
– Para evitar quedas tente não caminhar sobre gelo ou neve.
– Vista várias camadas de roupa, em vez de uma única peça muito quente. Evite as que fazem transpirar e as muito justas.
– Proteja a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, use luvas, chapéu e cachecol.
– Opte por calçado apropriado.
– Mantenha-se seco. O corpo arrefece mais rapidamente se estiver molhado ou exposto ao vento.
– Não exerça actividades físicas violentas.O organismo já está em esforço para manter a temperatura corporal.

A protecção começa em casa, o nosso lar e o nosso bem estar tem de ser privilegiado.