ATROPELAMENTOS | Os bombeiros aconselham

Os idosos e as crianças, devido às suas limitações físicas e psicológicas, continuam a ser as maiores vítimas dos atropelamentos. No entanto, ninguém que circula a pé na estrada está livre de ser atropelado.
A não utilização das passadeiras, o excesso de velocidade e a distracção, tanto por parte dos condutores como dos peões, são as principais causas dos atropelamentos.

Assim, os Bombeiros Voluntários de Guimarães, aconselham:

Adultos

1 – Circular com segurança

– Caminhar sempre de frente para os veículos;

– Caminhar sempre nos passeios, caso não haja passeio caminhar o mais longe possível da faixa de rodagem;

– Quando caminhar em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, faça-o em fila indiana.

2 – Atravessar a estrada

Onde?

– Atravesse sempre a rua num local seguro: na passadeira; na passagem para peões junto a semáforos, em passagens protegidas superiores ou inferiores à via;

– Quando não houver estes locais, escolha um local onde possa ver ao longe os veículos e onde seja bem visível para os condutores, de modo a ver e a ser visto;

– Evite locais junto a veículos estacionados, caixotes do lixo, arbustos ou outro tipo de obstáculos, que lhe possam esconder, assim como junto a curvas e em cruzamentos e entroncamentos sem passagens protegidas.

Como?

– Depois de escolher o local mais seguro para atravessar, páre antes do lancil ou borda do passeio, ouça e veja bem o trânsito que circula. Verifique se os veículos estão a circular a alta ou baixa velocidade e se estão perto ou longe do local onde vai atravessar;

– Se estiver para atravessar numa passadeira, coloque-se do lado direito para não se encontrares com os peões, que atravessam no outro sentido;

– Olhe à esquerda, à direita e novamente à esquerda para observar quais os sentidos do trânsito e saber de onde podem surgir os veículos;

– Deixe passar todos os veículos e prepara-se para atravessar, quando todos os veículos tiverem passado ou parado;

– Procure os olhos do condutor e faça-lhe sinal para que ele perceba que pretende atravessar e espere que ele lhe ceda passagem;

– Não corra, pois pode tropeçar e cair; atravessa a direito e nunca na diagonal, pois assim permanece menos tempo na faixa de rodagem;

– Enquanto atravessa, continue a olhar à esquerda até ao meio da via e à direita, desde o meio da via até ao outro lado. Continue a olhar e ver se vem algum condutor com intenção de ultrapassar na passadeira, sem lhe ver.

3 – Ser visto à noite

De há uns anos para cá, criou-se em Portugal o hábito de caminhar à noite depois do jantar. É saudável, recomenda-se e é uma forma barata de praticar desporto. No entanto caminhe, mas seja visto.

braçadeira reflectora

– Usa material retrorreflector durante a noite, pois é mais visível sob as luzes dos veículos;

– Quando comprar as suas sapatilhas ou roupa para a prática de desporto procure os que têm fitas retrorreflectores visíveis;

– Em alternativa, existe nas lojas de desportos, braçadeiras/pulseiras reflectoras que pode usar nos braços;

– Se não usar nada que seja reflector, usa qualquer peça branca para estar visível;

– Para atravessar a estrada, escolha um local bem iluminado para que esteja visível para os condutores;

– A população idosa portuguesa, tem ainda o hábito de usar roupa escura. Incuta os seus familiares a observar estas regras.

Crianças

Desde pequeninos que os seus filhos tem de aprender noções de trânsito e de como comportar-se nas ruas para evitar acidentes e atropelamentos. Para isso é essencial que você converse muito com ele sobre este tema, e acima de tudo comece por dar bons exemplos você mesmo.

– Ensine-lhe as regras Circular com segurança, Atravessar a estrada e Ser visto.

– Não permita que uma criança menor de 10 anos atravesse as ruas sozinha, ou não permita até que você tenha certeza de que ela tem capacidade própria de avaliação de segurança.

– Não deixe seus filhos brincarem nas ruas, em locais movimentados, passeios, estacionamentos de carros, e entradas de garagens.

– Se o seu filho vai a pé para a escola, acompanhe-o até que você tenha certeza de que ele é capaz de ir sozinho, e durante o trajecto estude com ele os pontos críticos, ruas movimentadas, semáforos, sinalização de transito, etc.

– Se o seu filho utiliza o autocarro para regressar da escola e se o for esperar, espere por ele no lado da estrada em que ele sair, de preferência junto à paragem. Muitos atropelamentos de crianças, ocorrem quando os familiares se encontram do outro lado da estrada.

– A saída dos veículos é sempre feita para o lado esquerdo.

– Ensine o seu filho a nunca correr para a rua sem antes parar e olhar – seja para pegar uma bola, um brinquedo ou por qualquer outra razão.

Notas importantes para os pais:

– Crianças têm dificuldade de julgar a que velocidade os carros estão se movendo, a qual distância eles estão e de que direção os sons do trânsito estão vindo.

– Crianças têm problemas para reconhecer e reagir ao perigo.

– Crianças têm opiniões erradas sobre carros. Elas pensam que se elas podem ver o motorista, ele também pode vê-las e portanto parar a tempo.