Desde Janeiro que um grupo de bombeiros estagiários estão a frequentar a formação necessária com vista ao acesso à carreira de bombeiro. A formação básica dos futuros bombeiros tem sido ministrada por elementos internos da corporação, e que tem como objectivo a formação em seis grandes áreas num total de 350 horas de formação.
Módulo I – Introdução ao Serviço de Bombeiro: 50 horas.
Módulo II – Técnicas de Socorrismo: 50 horas.
Módulo III – Equipamentos, Manobras e Veículos: 50 horas.
Módulo IV – Técnicas de Salvamento e Desencarceramento: 50 horas.
Módulo V – Operações de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais: 75 horas.
Módulo VI – Operações de Extinção de Incêndios Florestais: 75 horas.
Conjuntamente com os bombeiros estagiários, encontram-se também em formação os bombeiros supranumerários oriundos do extinto quadro de especialistas (auxiliares de motorista, auxiliar de saúde, etc). Os bombeiros provenientes do quadro de especialistas estão obrigados à frequência dos módulos II, III, IV, V e VI num total de 300 horas de formação.
Claro que a formação dos bombeiros estagiários e supranumerários não acaba aqui e ao longo das suas carreiras, eles terão uma formação contínua com formação específica, formação para progressão na carreira, formação de actualização, formação de aperfeiçoamento, etc.
No entanto há um dado adquirido nos Bombeiros Voluntários de Guimarães, sempre que uma equipa sai do quartel para ocorrer a uma qualquer emergência, ela é composta de elementos com a necessária e suficiente formação multidisciplinar para enfrentar as várias situações de emergência que o cenário possa proporcionar.