Saiba mais sobre cogumelos venenosos

Recentemente uma família de três pessoas, pais (68 e 67 anos) e filho (42 anos) faleceram por alegadamente terem ingerido cogumelos venenosos do género “amanita phalloides”.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães alertam para as consequências do consumo de cogumelos silvestres, que podem provocar a morte.

Amanita phalloides – Mágicos, saborosos mas mortais…

O Amanita phalloides é um dos fungos mais perigosos de todos os que existem na Natureza, sendo esta espécie classificada pela medicina como hepatóxica.
Após a ingestão e em caso de intoxicação, os sintomas [vómitos, náuseas, diarreia ou mau estar corporal] aparecem tardiamente, dez a 12 horas depois da ingestão e podem levar a gastroenterites graves e desidratações igualmente graves, em casos extremos, podem levar à necessidade de um transplante hepático. Se não for possível, a consequência é mesmo a morte como aconteceu com esta família.

Os cogumelos silvestres são excelentes produtos gastronómicos, quando consumidos com toda a segurança, por isso NÃO ARRISQUE, recorra sempre a um especialista se não tiver 100 por cento de certeza na identificação da espécie que pretende consumir.

Por isso em caso de intoxicação ou de sintomas relacionados com o consumo de cogumelos silvestres, deve-se contactar de imediato o CIAV – Centro de Informação Anti-Venenos (808 205 143) ou através do 112.