Encerramento das comemorações do 134º aniversário

A Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Guimarães encerrou no passado domingo, dia 20 as comemorações do 134º aniversário.

De manhã cedo realizou-se a a alvorada pelos Clarins da Fanfarra da corporação, e depois do hastear das bandeiras no quartel seguiu-se a romagem ao cemitério da Atouguia.

Sub-Chefe Macedo recebe Crachá de Ouro

Uma hora depois, realizou-se a formatura e o desfile para a Igreja de S. Francisco, para uma missa solene em sufrágio dos bombeiros, sócios e beneméritos falecidos. Seguindo-se depois a recepção às entidades convidadas e imposição de medalhas. Entre os que receberam medalhas, destaca-se o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, entregue ao Sub – Chefe João Macedo Pereira.

A abrir as intervenções, o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Francisco Teixeira, sublinhou o significado desta comemoração e o protagonismo que a associação e a cidade vão ter no próximo ano. Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, revelou o novo sonho da corporação: a renovação do parque de viaturas, focando ainda a necessidade de novos jovens ingressarem nos bombeiros.
Fernando Vilaça, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, alertou ontem para “os tempos cada vez mais difíceis” que se adivinham para as as corporações do país. Nomeadamente, para o conteúdo da mais recente legislação para o sector, denunciando as dificuldades criadas em matéria de transporte de doentes. Mas, dada a situação de crise que o país vive, os apoios financeiros do Estado e da administração local são hoje mais difíceis de obter, o que se reflecte negativamente na actual actividade das corporações no auxílio às populações.
Daí que Marinho Gomes, presidente da Federação Distrital de Braga, tenha apelado à união das associações, porque só assim será possível ultrapassar o momento de crise.
Em resposta às situações denunciadas, quer Pedro Sousa, em representação do governador civil do distrito, quer Amadeu Portilha, vereador da Protecção Civil e representante da Câmara Municipal de Guimarães, manifestaram a disponibilidade dos respectivos serviços oficiais para colaborarem com os dirigentes dos bombeiros, de forma a que, em conjunto, se superem as dificuldades.
“Problemas, dificuldades e desafios” dos bombeiros “são também nossos” — sublinhou o jovem representante do Governo Civil de Braga.
Amadeu Portilha lembrou que, nos últimos 7 anos, a corporação vimaranense investiu mais de meio milhar de euros na reabilitação de alguns espaços do quartel, bem como na aquisição de equipamento individual para cada bombeiro.

Em jeito de inauguração foi ainda apresentada a nova Central de Comunicações dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, uma central mais reajustada às necessidades desta corporação.